O Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (Cetep-RMS), localizado em Camaçari, representará a Bahia no IV Congresso Latinoamericano de Biotecnologia de Algas, que foi iniciado nesta segunda-feira (18) e continua até a próxima sexta (22) em Florianópolis, Santa Catarina. O Cetep também participará do IV Workshop da Redealgas – Desafios à Conservação e ao Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos dos cursos técnicos em química e controle ambiental, acompanhados pelo professor orientador, Florisvaldo Júnior, irão apresentar o projeto ‘Implantação de um Banco de Microalgas’ como objeto de pesquisa para estudantes de toda a rede estadual de ensino. O estudo contempla espécies de microalgas marinhas, a exemplo da Dunaliella tertiolecta, Tetraselmis gracilis e Phaeodactylum tricornutum.

Segundo o professor Florisvaldo Júnior, as microalgas são organismos microscópicos encontrados em água doce, salgada e salobra em todo o mundo. “Elas [as microalgas] são fotossintetizantes. Assim como as plantas, necessitam de luz para produzir seus alimentos e liberar oxigênio, e de nutrientes para a proliferação.

Experimento

Os alunos do curso controle ambiental estão pesquisando a viabilidade do cultivo de algas utilizando água de esgoto filtrada, esterilizada e enriquecida com vitaminas B12 e B1. No experimento, os estudantes utilizam uma solução de vitaminas, possibilitando meio de cultivo alternativo das microalgas, com nutrientes que resultam em proliferação rápida.

Daiane da Conceição Caldas, 24 anos, aluna do curso de química, é uma das estudantes envolvidas na pesquisa, que tem a proposta de analisar quais espécies apresentam maior potencial para produzir biodiesel. “As microalgas têm a capacidade de produzir lipídios, que são gorduras, carboidratos e proteínas”.

De acordo com a diretora do Cetep, Nancy Bulcão, a instituição vem contribuindo e estimulando a realização de estudos científicos. “Mostramos por meio desta pesquisa e outras idealizadas pela nossa comunidade estudantil, que incentivamos e estamos preocupados com a produção do conhecimento para o benefício da sociedade e o bem da ciência. No mês passando, estivemos em São Paulo participando da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, onde, além deste projeto, apresentamos o Robô de Sumô, elaborado pelos alunos do curso técnico em eletroeletrônica e eletromecânica”.