Alunos da Rede Pública Estadual participaram, nesta sexta (29), do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), evento que escolheu a melhor música feita por estudantes baianos em 2013. A festa com apresentação dos 15 finalistas foi realizada na Arena Fonte Nova e contou com grande presença de público. O Face também marcou a primeira transmissão digital ao vivo da TV Educativa.

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado que busca elevar a autoestima dos alunos e das escolas, um momento de comemoração e festa que, além de tudo, revela talentos de todas as regiões do estado, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

O estudante de Entre Rios, Josué Tainã compôs uma das músicas que chegou à final. A letra, que fala sobre resistência da população negra, foi interpretada por Jorge Campos, colega de turma de Josué. Esta é a segunda vez que participo do Face. Ano passado fiquei em terceiro na regional e este ano vim para a final. É uma experiência excelente, conheci muita gente, tive contato com músicos e participei de um show com estrutura profissional. Nunca vou esquecer.

Sexta edição

Esta é a sexta edição do Face, que fecha as atividades pedagógicas realizadas com música e literatura, envolvendo alunos das 1152 escolas da Rede Pública Estadual. Em 2013, o Face integrou a programação do Encontro Estudantil, evento que marca a fase final do ano letivo, reunindo uma série de eventos que envolvem ciência, arte, cultura e educação.

A utilização das diversas expressões da arte é uma das orientações da Lei de Diretrizes e Bases e é adotada pela Secretaria da Educação do Estado. O Face, por exemplo, é realizado em todas as escolas, entre os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A atividade tem a participação dos professores principalmente os de Artes, Língua Portuguesa e Literatura.