Mais 600 baianos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho após receberem o diploma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Brasil Sem Miséria. A solenidade de formatura foi realizada nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções do Hotel Sol Bahia, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo.

Os cursos abrem oportunidades para famílias inteiras, como é o caso das irmãs Renata e Adjane Silva Pereira, de 25 e 24 anos, que fizeram o curso técnico em Petróleo e Gás. “É um mercado que está em expansão e precisa de gente qualificada. Agora é aguardar uma oportunidade de exercer a profissão”, disse Adjane.

O garçom Evangivaldo Portugal, 37 anos, também tem novas perspectivas. “Eu era vendedor autônomo, não tinha renda fixa. Agora sou garçom e espero as oportunidades que vão surgir com o turismo e com a Copa do Mundo”.

O governador destacou que ninguém vai adquirir experiência se não tiver a oportunidade de um primeiro emprego. “O Pronatec pode significar uma primeira oportunidade para estas pessoas, que, assim, vão conseguir ingressar e progredir no mercado de trabalho. Este diploma é um passaporte para começar. Para que cada um tenha esta oportunidade de trabalhar e colocar em prática o que aprendeu no curso”. Ele disse ainda que a Bahia possui a terceira maior rede de ensino profissionalizante do país. “Eram cinco mil matrículas em 2007, hoje são mais de 60 mil”.

Ampliação

Em 2012, 20 municípios executaram o programa no estado, matriculando 17.974 alunos, entre os quais, 5.227 em Salvador. Neste ano, 67 municípios executaram o programa, que realizou 37.636 matrículas, das quais 8.289 foram na capital. Para 2014, o Pronatec deve oferecer 62 mil vagas em 111 municípios da Bahia.

A ministra Tereza Campelo afirmou que o sentimento é de vitoria. “O Brasil passou um longo período de estagnação, quando a população não tinha oportunidades. Hoje, o país está crescendo e precisa de trabalhadores qualificados para o comércio, para serviços, e se a gente conseguir levar qualificação para o nosso povo vai ser bom para a população e para o crescimento do Brasil. Então, o Pronatec está criando estas oportunidades para quem quer e precisa estudar e trabalhar”.

Programa é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria

A certificação acontece por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes). Criado pelo governo federal em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). No campo do Plano Brasil Sem Miséria, o programa é parte integrante das ações de inclusão produtiva e oferece cursos de formação inicial e continuada, com duração de 160 a 400 horas.

A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares. A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, preferencialmente por meio da Secretaria de Assistência Social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos.