O Governo do Estado recebeu na tarde desta terça-feira (19) uma certificação em reconhecimento ao esforço pelo uso de fontes de energia limpa – o Selo Solar, que foi entregue pelo Instituto para o Desenvolvimento da Energia Alternativa na América Latina (Ideal) ao projeto Pituaçu Solar, responsável por dotar o Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos (Pituaçu) de um moderno sistema de aproveitamento da energia do sol.

A entrega aconteceu no saguão de entrada do Estádio de Pituaçu, em cerimônia que contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, do presidente do Intituto Ideal, Mauro Passos, e do superintendente de Desportos da Bahia, Raimundo Nonato Bobô. De acordo com Vasconcelos, além de um reconhecimento, o selo é um incentivo para que outras iniciativas como essa sejam adotadas.

Desde que foi implantado, em 2012, o Pituaçu Solar gerou economia de R$ 220 mil em contas de luz. O excedente do que é produzido no estádio é lançado na rede de distribuição da Coelba. O valor do que é aproveitado é abatido da conta de energia das sedes das Secretarias do Trabalho (Setre) e da Administração (Saeb), que ficam no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Ação pioneira

O presidente do Instituto Ideal destacou que o selo é uma forma de estimular e divulgar a utilização de energias limpas, principalmente a energia solar. Essa é a única forma de energia que pode ser gerada e consumida no mesmo lugar, isso é uma coisa revolucionária, porque não há necessidade de linha de transmissão, problemas de queda de tensão e uma série de questões. É a energia do futuro e a Bahia sai na frente de forma pioneira.