Dirigentes da Federação Nacional de Futebol de Honduras, uma das 32 seleções que irão disputar a Copa do Mundo da Fifa 2014, estiveram na terça-feira (26) na Bahia para visitar um dos candidatos a Centro de Treinamento de Seleção (CTS) para o Mundial, em construção no Hotel Tivoli Resort da Praia do Forte, no município de Mata de São João.

A comitiva foi integrada pelo diretor de Futebol, Gerardo Ramos Abud, o treinador da seleção, Luiz Fernando Suarez, e o preparador físico, Carlos Gutierrez. Acompanharam o grupo o coordenador de Competição e Serviços às Equipes do Comitê Organizador Local (COL), Ícaro Nogueira, o gerente de eventos da Match/Fifa, Rodrigo Cintra, o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Marco Costa, e a secretária municipal de Turismo, Rafaella Pondé.

O CTS do município tem investimentos do Ministério do Esporte e da prefeitura local. A Secopa apoiou o processo de captação de recursos para a obra de implantação do equipamento esportivo, que será utilizado por uma seleção e ficará como legado à população.

Sorteio

A definição do CTS de responsabilidade das Federações de Futebol de cada país competidor e será anunciada a partir do dia 6 de dezembro próximo, quando acontecerá o sorteio final dos grupos para o Mundial, em Costa de Sauípe.

Marco Costa destaca que os dias que antecedem o sorteio é um período importante para a atração de delegações à Bahia. O estado dispõe de duas unidades candidatas – Mata de São João e Porto Seguro. “Os CTS são importantes aliados na valorização do Programa de Interiorização da Copa”.

Também já visitaram a Bahia, as delegações da Alemanha, Austrália, Brasil, Bélgica, Coreia do Sul, Bósnia Herzegovina, Itália, Inglaterra, EUA, Holanda, Turquia, Bélgica, Grécia, Noruega, Japão e Suécia.