O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), verificou 7.221 verificações taxis, sendo expedidos 81 autos de infração por motivos diversos, durante a Operação Taxímetro realizada em Salvador, este ano.

Segundo o coordenador do serviço, Roberto Pacheco, as principais irregularidades registradas na vistoria dos veículos foram o não comparecimento do proprietário na data da verificação anual obrigatória, em 2012 e em 2013, e taxímetros com o lacre violado.

A frota da cidade é de 7.266 veículos, sendo 6.996 táxis comuns, padronizados, na cor branca, com faixas azul e vermelha, além de 270 especiais, que operam principalmente no aeroporto, rodoviária e hotéis. Todos devem passar pela avaliação anual compulsória, convocada pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), sob a pena de perderem alvará para funcionamento.

Na ocasião da vistoria do órgão municipal, o Ibametro realiza a Operação Taxímetros, que tem o propósito de verificar se o instrumento de medição está funcionando em conformidade com a legislação metrológica do Inmetro e o controle metrológico dos taxímetros, de acordo com a tarifa vigente do município.

Selo

Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão a checagem da integridade do selo lacre amarelo, que impede o acesso a regulagem do aparelho, e também a existência do selo marca de verificação subseqüente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro, comprovando que o aparelho está em perfeito funcionamento.

Os táxis inspecionados garantem confiabilidade na prestação do serviço a partir do controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Desta forma, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo, explica o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim. Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em veículos táxis, deve denunciar ao Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.