A primeira operação conjunta de abordagem aos motoristas de Salvador para aferir a quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será realizada nesta quarta-feira (6) por equipes do Estado (Secretaria da Fazenda, Detran e Polícia Militar) e da Prefeitura (Transalvador). 

O ponto de encontro das equipes dos órgãos envolvidos na blitz será a Corregedoria da Polícia Civil, localizada na Avenida Juracy Magalhães Júnior, no bairro do Rio Vermelho, ao lado da Ceasa. Após reunião de alinhamento, às 8h, as equipes irão para o local escolhido para a realização da ação.

Nas blitze, só serão parados os veículos efetivamente em débito. Para isso, uma equipe de fiscais com acesso aos sistemas da Secretaria da Fazenda e do Detran ficará instalada antes do local da abordagem para fazer a identificação prévia dos veículos. 

Se tiver o veículo retido, o contribuinte receberá o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico para quitar o débito e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, será preciso arcar ainda com os custos do reboque e das diárias nos pátios do Detran e da Transalvador.

A previsão é que aconteçam pelo menos três blitze por semana ao longo deste mês, em pontos aleatórios da cidade. Na sequência, as operações devem acontecer também em municípios do interior.