O Ilê Aiyê e Sine Calmon são duas das atrações da ‘Festa da Raça’, que faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras, que ainda inclui apresentações gratuitas do Afro Bankoma e da banda Cascadura esta semana. Outra atração é a ‘Parada Dance’, evento com a participação de professores de dança e do cantor Xanddy.

Durante todo este mês, o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, é o espaço de ritmos como afro pop, samba e rock. A programação organizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) integra o II Encontro das Culturas Negras, uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) em comemoração ao Novembro Negro, projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Nesta terça-feira (12), às 21h, acontece o show de Aloísio Menezes, no Largo Pedro Archanjo, no tom do afro pop baiano. No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, é a vez da cantora Odete Lamotte, que apresenta um trabalho marcado por influências dos ritmos africanos e pelo samba reggae. 

Na quarta (13), às 20h, no Largo Tereza Batista, o bloco afro Bankoma promove um ensaio ao som de repiques, chequerês, timbaus, entre outros instrumentos percussivos, sua marca registrada, com a participação de Wil Carvalho, Aloísio Menezes e Tonho Matéria. 

Para quinta (14), às 21h, está prevista apresentação do projeto ‘Viola Vadia’, com o cantor Neto Balla, no Largo Tereza Batista. No Largo Pedro Archanjo, às 18h, o evento ‘Parada Dance’ proporcionará ao público uma noite de dança, descontração e alegria.

Música e alegria 

Ainda como parte da programação do ‘Mês da Consciência Negra’, no feriado de 15 de novembro (próxima sexta), no Largo Pedro Archanjo, a partir das 15h, acontece a ‘Festa da Raça’, que objetiva homenagear instituições, entidades e personalidades que contribuem na luta pela emancipação da população negra e pelo combate ao racismo. 

Este ano, o evento homenageia as mulheres negras. Entre os artistas convidados estão a cantora Rita Braz, o Grupo Cultura Popular, o Bando Velho Chico, o tradicional afro Ilê Aiyê e o reggaeman Sine Calmon. Na noite do feriado, o bloco afro Muzenza apresenta performances de exaltação às matrizes africanas, no Largo Tereza Batista, às 21h, e a Banda Tambores e Cores faz show gratuito no Largo Quincas Berro d’Água, no mesmo horário. 

No sábado (16), o evento ‘FacomSom’ vai ser animado pelo rock da banda Cascadura, que vem divulgando o repertório de seu último álbum, ‘Aleluia’. Já no Largo Quincas Berro d’Água, às 21h, a banda Preto Sábio mostra a música de raiz do recôncavo baiano. Para o Largo Tereza Batista está previsto o 3º Round do Circuito de Rima Improvisada, além de apresentações de dança de rua, grafite e DJs.

A programação prevê para domingo (17) ensaio do Olodum no Largo Tereza Batista, às 15h, e no Largo Pedro Archanjo o grupo Só Nós No Pagode realiza a festa ‘O Melhor do Partido Alto’, com participação de Katadinho do Samba, Diamante Negro, Aro 7, Filosofia de Quintal, Melodia Costa, Gal Borges e Cica Rebelo. Na segunda-feira (18), acontece ensaio do Cortejo Afro, levando cores, música e muita energia ao no Largo Pedro Archanjo.