O governador Jaques Wagner destacou, nesta quinta-feira (14), em palestra para 250 empresários no Hotel Unique, em São Paulo (SP), a importância do bom relacionamento entre governo e iniciativa privada para que a economia ganhe a velocidade que a sociedade espera. Não temos preconceito com nenhuma ferramenta da economia. O poder público e a iniciativa privada têm que estar sempre em sinergia no relacionamento para que os projetos empresariais se concretizem e proporcionem mais desenvolvimento, renda e riqueza”, declarou.

A palestra ‘As demandas de infraestrutura de transporte na Bahia’ foi realizada no evento anual CCR Day – Novas fronteiras para o crescimento qualificado, voltado para empresários e investidores e promovido pelo Grupo CCR, empresa que vai construir e operar o metrô de Salvador. Durante a palestra, o governador enumerou os principais investimentos do governo baiano na área de mobilidade urbana em curso na Região Metropolitana de Salvador. No total, estão previstos ao longo dos próximos anos aproximadamente R$ 7,2 bilhões, dos quais R$ 4,3 bilhões na construção do metrô.

Wagner aproveitou a oportunidade para mostrar aos empresários que a Bahia, atualmente, é um celeiro de novos investimentos. Como exemplo, citou que há 500 novos empreendimentos em desenvolvimento, sendo 400 oriundos de novas empresas que estão se instalando no estado e 100 empreendimentos destinados a ampliações de empresas já instaladas. 

Os últimos dados do IBGE sobre o crescimento da produção industrial baiana, relativos a setembro, lembrou Wagner, atestam o bom desempenho da economia baiana. A Bahia cresceu 6,8% em setembro em comparação com o mês anterior, o melhor desempenho na comparação com os demais estados, contra uma alta média de 0,7% do Brasil em igual período.

O resultado da indústria baiana nos últimos anos, segundo o governador, reflete a política acertada da atual gestão, que vem criando oportunidades e condições de infraestrutura para atrair novos negócios. Wagner lembrou, ainda, os grandes projetos instalados na Bahia, como o Complexo Acrílico da Basf, o Estaleiro do Paraguaçu, o complexo industrial da Ford, os investimentos em energia eólica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), o Porto Sul, dentre outros. Uma obra aguardada com expectativa, segundo Wagner, é a duplicação da BR-101 na Bahia, cuja licitação o governador espera que saia já no próximo ano