O governador Jaques Wagner participa, nesta quarta-feira (20), às 14h30, na Assembleia Legislativa da Bahia, da sessão especial comemorativa ao centenário de Giocondo Dias, quando será feita a primeira de 14 devoluções simbólicas de mandatos de deputados cassados durante a ditadura civil-militar (1964 a 1985).

Familiares e amigos do comunista baiano também participarão do evento, ao lado do jornalista Ivan Alves Filho, que irá autografar o livro Giocondo Dias – Uma vida na clandestinidade. A obra traz depoimento do escritor Ferreira Gullar sobre o homem que lutou contra a ditadura militar e mais tempo viveu na clandestinidade no país.

Também terão seus mandatos reconhecidos pela Assembleia Legislativa, em data a ser definida pelo colegiado, os deputados Diógenes Alves, Ênio Mendes, Sebastião Nery, Wilton Valença da Silva, Hamilton Saback, Luiz Sampaio, Marcelo Duarte, Osório Villas Boas, Aristeu Nogueira, Luiz Leal, Octávio Rolim, Oldack Neves e Padre Palmeira.

A solenidade foi proposta pelo presidente da Comissão Especial da Verdade, deputado estadual Marcelino Galo, que também é autor, ao lado do deputado Fabrício Falcão, dos projetos de resoluções anulando as cassações de mandatos parlamentares na Bahia durante a ditadura de 1964 e no governo Eurico Dutra (1946 a 1951).