A ampliação do acesso à água e o desenvolvimento regional do norte da Bahia ganharam, nesta segunda-feira (4), novas ações do Governo do Estado e do governo federal. Os anúncios foram feitos em Juazeiro, num encontro que reuniu representantes dos governos estadual e federal, prefeitos e parte da população beneficiada. Participaram do ato os secretários Rui Costa (Casa Civil) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social), o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e outras autoridades.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Contesf) recebeu do Estado um conjunto de máquinas agrícolas, composto por um trator, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, para viabilizar a construção de barragens subterrâneas, barreiros e estradas vicinais nos municípios que compõem o grupo. Um investimento de R$ 1,5 milhão.

“Esses equipamentos preparam os municípios, dão possibilidade de intervenções importantes e rápidas”, explicou o secretário Rui Costa. No evento, ainda houve a entrega de nove tratores, oriundos de emendas parlamentares, a associações e prefeituras da região.

Abastecimento de água

Também foram dadas ordens de serviço para a construção de 12 sistemas de abastecimento de água para consumo humano, beneficiando mais de 1.400 pessoas. Para essas obras o governo baiano investirá R$ 1,3 milhão.

Outros 14 sistemas serão construídos, desta vez beneficiando a dessedentação animal. Uma realização de cerca de R$ 630 mil. Essas obras serão executadas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).

Irrigação

A Codevasf reforça as ações do Estado através da doação de 200 kits de irrigação por gotejamento, da assinatura de ordem de serviço para a implantação de 5.056 cisternas e da entrega de 501 kits de apicultura. “Essas ações contribuem para que o semiárido se desenvolva. A agricultura familiar da região se fortalece”, explicou Elmo Vaz.

Outra ação em prol dos agricultores foi a entrega de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando 26 municípios. Foram aplicados R$ 308 mil na compra de freezers, balanças, caixas vazadas, entre outros.

“Este governo garante o fortalecimento do trabalho do homem e da mulher do campo. São equipamentos que fortalecem a agricultura familiar”, disse Moema Gramacho.

O território Sertão do São Francisco recebeu, ainda, 50 mil mudas de palma para o plantio adensado. De acordo com a Empresa Baiana e Desenvolvimento Agrícola (EBDA), esta é uma ação estratégica para a reserva de alimentos; são mil mudas por agricultor.

Regularização fundiária

Durante o ato, ocorreu a assinatura de protocolo de intenção entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforça Agrária (Incra) e a EBDA, possibilitando que a empresa possa dispor das políticas públicas do programa Brasil Sem Miséria.

Onze mil famílias assentadas na Bahia e assistidas tecnicamente pela EBDA contarão com R$ 2,4 mil em recursos, em atenção ao desenvolvimento do campo. Também foi anunciado que 234 famílias tiveram seus processos de regularização fundiária concluídos, obtendo os títulos de posse de terra.