Dona Ivani Rodrigues, 54 anos, está trocando um barracão de madeira e telhado de amianto, escorado para não cair, construído em uma rua sem calçamento de um bairro considerado dos mais inseguros do município de Itabuna, no sul da Bahia, por um dos 496 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida entregues nesta terça-feira (6) pelo governador Jaques Wagner. Nas duas fases do programa, foram contratadas para a Bahia 200 mil unidades habitacionais pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, das quais mais de 100 mil já foram inauguradas.

Enquanto prepara a mudança, Dona Ivani mostra as tábuas da sua antiga casa, explicando que, quando chove, não tem como vedar a água, que entra pelo teto e paredes de madeira. Para não se sentir morando em um caixote, ela improvisou três cômodos com divisórias de cortina. O banheiro, do lado de fora do barraco, também está longe de ser o ideal. Geladeira é um sonho que vou realizar com o cartão para comprar meus móveis, diz a senhora, que sobrevive do benefício do programa Bolsa Família e reforça a renda recebendo R$ 200 para cuidar de um idoso.

Todas essas dificuldades ficaram para trás. O apartamento do conjunto residencial Jardim América II, onde ela vai morar, tem dois quartos, sala, cozinha e área de serviço externa. O condomínio é urbanizado, com jardins, ruas asfaltadas e área de lazer – quadra poliesportiva, quiosque e parque infantil. Com tantas mudanças, ela faz planos para a vida nova. Agora, a chuva não vai mais me molhar dormindo nem me atrapalhar de lavar roupa. Vou ter televisão, sofá, cama boa para dormir e até um computador para eu aprender a usar, comemora.

Ampliação

O governador disse que o Estado tem investido em diversas áreas, infraestrutura, educação, saúde e segurança pública, mas esse investimento em moradia é especial porque a casa própria dá segurança para a família, que é o núcleo da nossa sociedade.

Segundo Wagner, a Bahia é um estado que ainda tem déficit habitacional muito grande, em parte por ter a quarta maior população do país e com muita gente humilde. Eu creio que com os programas Minha Casa, Minha Vida 1 e 2, com a terceira etapa que será lançada pela presidente Dilma [Rousseff] no ano que vem, e também com os programas estaduais que estamos desenvolvendo, vamos reduzir este déficit.

Bahia é o estado campeão em contratação do programa

De acordo com a Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em Itabuna, o Minha Casa, Minha Vida já entregou também os residenciais Pedro Fontes de Araújo I e II (496 famílias, cada um), Vida Nova I (368 famílias) e Jardim América I (500 famílias). Foi iniciada a construção do residencial Itabuna Parque (496 famílias) e está previsto o conjunto habitacional São José (900 famílias).

O gerente regional da Caixa, Marcos Vinicius dos Santos, afirma que a Bahia lidera o ranking nacional de contratação de unidades do programa. Somente para Itabuna foram contratadas 3.740 unidades, que representam R$ 175 milhões em investimentos. A intenção é chegar ao final de 2014 com sete mil unidades contratadas. De acordo com ele, quem deseja entrar no programa e ganha até R$ 1.600 por mês deve procurar a prefeitura da cidade onde mora. Vamos contratar mais duas mil unidades, que serão entregues até 2015, para a região.

Publicada às 10h20
Atualizada às 17h15