Vinte educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado em outubro deste ano para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Com isso, eles têm garantido a certificação do ensino fundamental, que possibilita a inclusão dos jovens no ensino médio e cursos de qualificação profissional que exigem escolarização mínima. 

Durante a avaliação, os adolescentes apresentaram conhecimento, competências e habilidades adquiridos no processo escolar e nas convivências familiar e social. Os contemplados estão acolhidos nas Cases CIA, Juiz Melo Matos e Zilda Arns, unidades de internação, localizadas em Simões Filho e Feira de Santana, respectivamente.

Além do Encceja, os educandos da Fundac também participam anualmente das provas dos exames nacionais do Ensino Médio (Enem) e de Desempenho de Estudantes (Enade), das Olimpíadas Brasileira de Matemática, vestibulares, entre outras iniciativas. 

No Enem 2013, 30 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participarão da prova em dezembro. Em agosto deste ano, educandos foram destaques da 8º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) e receberam menção honrosa da Sociedade Brasileira de Matemática, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).