Destaque na reprodução em cativeiro das mais variadas espécies, o Zoológico de Salvador comemora o nascimento de outro filhote em suas instalações. Após a anta e a harpia, agora é a vez de mais uma zebra integrar o plantel do Zoo. A nova moradora, que pesa aproximadamente 15 quilos e tem 80 centímetros de comprimento, nasceu na madrugada do último sábado (23) e já pode receber visitas. Nesses primeiros dias de vida, a zebrinha é monitorada por uma equipe de veterinários do Zoológico.

O coordenador do Parque, Gerson Norberto, destacou a qualidade dos ambientes (recinto) e dos procedimentos técnicos utilizados no Zoo como principal fator para o sucesso da reprodução em cativeiro, que é importante para manutenção das espécies. “Para isso, temos uma equipe especializada desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros [aspectos], que garantem o bem-estar animal”.

Reprodução

Desde 2007, o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro. “O Zoológico de Salvador foi o primeiro do país a participar efetivamente de múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras”, informou o biólogo do Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna Silvestre do Zoo, Luciano Souto.

As zebras são mamíferos nativos do continente africano. A pelagem, que apresenta listras pretas e brancas no sentido vertical – com exceção das patas, onde aparecem de forma horizontal -, vão escurecendo com a idade. Animais herbívoros, as zebras se alimentam preferencialmente em pastagens.

 

zebra