Avançar na produção de peixes no semiárido baiano. Essa é uma das ações estruturantes para diversificar e potencializar a produtividade dos agricultores familiares, proposta pela Secretaria da Agricultura (Seagri) durante debates realizados nos municípios de Cafarnaum, América Dourado (distrito de Previnido), Mulungu do Morro e Central, que integram o Território de Irecê, região fortemente afetada pela pior seca dos últimos anos.

Em reunião com agricultores familiares de Cafarnaum, na Câmara de Vereadores, o secretário Eduardo Salles destacou um projeto de piscicultura que está surtindo bons resultados em outras regiões da Bahia, a exemplo do oeste. A iniciativa consiste na instalação de tanques-rede onde serão cultivados peixes da espécie tilápia, e a água será reutilizada para irrigação.

O Assentamento Conquista e Olhos DÁgua, poderão ser inseridos nesse projeto, além da Associação Policultivo, Comunidades de Beca, Lagoa das Pedras e Lagoa Agostina.A expectativa é tornar os municípios de Carfanaum e América Dourado, cidades pólos de produção de tilápia, em viveiros escavados, disse o secretário.

O projeto prevê que cada tanque produza em torno de mil quilos de peixes por ano. Esses tanques são revestidos com lona, já utilizadas em projetos de silagem no oeste do estado, o que barateia o custo do investimento, passando de R$ 18, o metro quadrado, para R$3 e a durabilidade fica em torno de cinco ou mais anos.

Salles traçou um panorama da agropecuária baiana e chamou a atenção para projetos estruturantes elaborados pela Seagri, como o Leite Bahia, que possui todas as condições de ser implementado na região. O programa está em fase final de testes e, em breve, essa região vai estar inserida nesta iniciativa.

Apoio

O prefeito de Carfanaum, Wilson Macambira, comemorou a visita da Seagri, percorrendo a região e levantando de perto as necessidades do homem do campo. Para o secretário da Agricultura de Carfanaum, o apoio da Seagri vem sendo fundamental para o aumento da produtividade na região.

Senti esse apoio na audiência realizada pela secretaria em Salvador, momento em que todos os secretários municipais da Bahia estiveram reunidos para levar os problemas da agropecuária de cada região. Estamos colhendo os resultados e sentindo o retorno desse encontro, por termos potencial para abrigar os criatórios de peixes que serão implementados pela Seagri. Tenho a expectativa de ver futuramente Carfanaum como um polo na produção de tilápias, disse Macambira.