As 15 ambulâncias entregues na manhã desta segunda-feira (4), no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), vão atender aos moradores de Salvador e outros nove municípios da região metropolitana (Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara e Simões Filho). Por meio da Sesab, o governo entregou os equipamentos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano de Salvador. 

As ambulâncias são equipadas para promover atendimento de urgência e emergência e vão ser utilizadas para renovação da frota e reserva técnica. Todas são em modelo pick-up 4×4, com cabine simples adaptada com baú, e têm maior potência, alcançando lugares de difícil acesso.

Segundo o coordenador do Samu Metropolitano de Salvador, Ivan Paiva, essas novas ambulâncias vão chegar a locais que antes eram difíceis, vias não pavimentadas e que têm dificuldade maior de acesso. E elas possuem todos os equipamentos que as outras unidades de saúde têm, como desfibriladores e materiais de imobilização. Então, vamos qualificar a assistência para a população que vive principalmente na periferia.

O Samu Metropolitano de Salvador conta com a Central de Regulação de Urgência, 33 unidades de suporte básico, oito unidades de suporte avançado, 24 motolâncias e uma ambulancha, distribuídas em 10 municípios.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a entrega das ambulâncias marca também os 10 anos do Samu em Salvador. Elas vão facilitar não só o acesso a lugares onde uma ambulância-furgão não conseguiria chegar, mas também as condições de tráfego e manutenção das viaturas, o que as torna mais resistentes, mais fortes para enfrentar um trabalho de 24 horas por dia, sete dias por semana. É também uma grande comemoração dos 10 anos do Samu, que começou em 2003, no início do governo do ex-presidente Lula. Estamos comemorando 10 anos do serviço em Salvador com a grande renovação da frota, viabilizando melhores condições de atendimento.