A população do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, é a primeira a contar com uma unidade do Programa Farmácia da Bahia. O serviço, inaugurado neste sábado (23) pelo governador Jaques Wagner, oferece assistência e orientação farmacêutica na mesma estrutura física onde os moradores têm acesso à distribuição de medicamentos. Na ocasião, foram inaugurados também o terminal rodoviário da cidade, o espaço Academia da Saúde, além da entrega de máquinas agrícolas para pequenos produtores rurais.

Wagner destacou ainda a conclusão do Colégio Estadual Edgar Silva, localizado no distrito de Ubiraitá, na zona rural de Andaraí. São várias obras incluindo a escola que está pronta, um colégio estadual de boa qualidade e fico contente de vir à Chapada Diamantina entregar essas melhorias para a população.

Também participaram da solenidade o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Rui Costa.

Elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e implantada pela Bahiafarma, a Farmácia da Bahia fortalece a reestruturação de serviços farmacêuticos por meio de incentivo e apoio técnico a cidades com até 15 mil habitantes.

Além do armazenamento adequado para os medicamentos do município, o espaço disponibiliza orientação de um farmacêutico de forma integrada à distribuição dos remédios para os pacientes da rede de saúde da família. Foram investidos R$ 125 mil na construção e compra de equipamentos e mobiliário da farmácia.

O dia de hoje representa um marco para o trabalho da Bahiafarma com a entrega da primeira das 36 unidades da Farmácia da Bahia em construção, disse Jorge Solla.

A assistente administrativa Cláudia Souza comemora a maior facilidade para obter os medicamentos. Com a farmácia fica mais fácil para quem depende de remédio e não precisa ir a um posto ou até outra cidade.

Academia da Saúde

O Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, cria espaços para a prática de atividades físicas e lazer. Em Andaraí, a comunidade ganhou uma praça com equipamentos de ginástica, espaço de convivência e ginásio de fisioterapia. Entre os beneficiados estão projetos sociais, grupos culturais e da terceira idade.

Rodoviária

Com aproximadamente R$ 300 mil em investimentos, o terminal rodoviário permite um maior conforto para a população que desloca diariamente por toda a região, além de concentrar as linhas de transporte intermunicipal que antes faziam o embarque e desembarque de passageiros em pontos distribuídos pelas ruas da cidade.

Agricultores atendidos

O Governo do Estado também investiu outros R$ 72 mil na compra de um trator para mecanização agrícola. Equipado com arado e batedeira, o veículo será utilizado nas lavouras de milho, feijão e mandioca, beneficiando pelo menos 150 famílias de agricultores familiares na zona rural de Andaraí.