A constituição de uma Rede Nacional de Observatórios do Trabalho é o objetivo do encontro promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira (28). O evento vai acontecer no Auditório da Fundacentro, na Rua Alceu Amoroso Lima, 142, Caminho das Árvores, em Salvador (BA), das 8h30 às 15h30,s e será o primeiro passo para a regionalização das políticas ativas de emprego empreendidas pelo Ministério.

Para este evento, o Ministério do Trabalho e Emprego convidou representantes dos principais órgãos de pesquisa e estudos socioeconômicos para palestras e apresentações relativas ao mercado de trabalho brasileiro (IBGE, IPEA, DIEESE). Estarão presentes ainda membros da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, principal associação de pesquisadores de Estudos do Trabalho do país.  Know-How em Observatórios do Trabalho, sobretudo de prospecção, também terão espaço no evento, com a apresentação das experiências empreendidas pelo DIEESE, em parceria com governos subnacionais, e a apresentação do Observatório Tecnológico do SENAI/CNI.

Coordenado pelo Observatório de Mercado de Trabalho Nacional, os debates vão contar com presenças do secretário de Políticas Públicas de Emprego, Silvani Alves Pereira; o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos; a superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Isa Simões; o presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Luiz Claudio Romanelli e a coordenadora de Estudos e Desenvolvimento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Ângela Schwengber.