Nesta sexta-feira (29), a partir das 18h, a TVE Bahia faz sua primeira transmissão ao vivo em HD full, pelo canal HD 2.1, direto da Arena Fonte Nova, exibindo a finalíssima do 6º Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Durante o dia, repórteres farão flashes ao vivo do local e, durante a programação, 15 interprogramas irão ao ar mostrando as canções e os finalistas do festival, que representam 15 diferentes Diretorias Regionais de Educação em todo o estado. A transmissão marca a fase experimental do novo sistema da emissora pública.

Para o diretor de Programação e Conteúdo do Irdeb, José Araripe Jr, a transmissão ao vivo do Face é importante porque os festivais de música fazem parte da história da TV brasileira e, além disso, esse evento estudantil é uma forma ampla de espelhar as culturas do interior da Bahia. É um grande painel do talento emergente do estado e a TVE sobe mais um degrau na sua maior vocação, que é a transmissão ao vivo e em outra tecnologia, a de mais alta definição do padrão digital brasileiro.

A transmissão do 6º Face será feita em caráter experimental. Para assistir a TVE HD, na TV aberta, é preciso configurar em sintonia automática canal novo e sintonizar TVE Irdeb 2-1.  Os telespectadores podem enviar comentários e sugestões ao e-mail sinaltve@irdeb.ba.gov.br ou pela fan page da TVE Bahia no facebook.

O Face chega a sua sexta edição com a apresentação de 15 canções de autoria dos estudantes da rede estadual da Bahia. As composições finalistas foram selecionadas nas fases escolares e regionais, entre as produções de 1.152 escolas, das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). O Face é o maior projeto de política cultural com a juventude estudantil baiana e marca um tempo novo na história da educação do estado.

Trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, que promove a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual, no processo de desenvolvimento da arte musical, de criação de canções e de realização de festivais. Desde 2012, o Face integra o Banco de Prácticas Significativas em Educación Artística, Cultura e Ciudadania, da Organização, da Organização dos Estados Ibero-americano e Caribenhos.

Encontro Estudantil 

O 6º Festival Anual da Canção Estudantil acontece dentro do Encontro Estudantil Todos pela Escola, na Arena Fonte Nova de 27 a 29 de novembro, e realiza também a 3ª Feira de Ciências da Bahia, a 8ª Feira Baiana de Matemática, a 6ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), o 5º Sarau do projeto Tempos de Artes Literárias (TAL), as Segundas Aventuras Patrimoniais do Educação Patrimonial e Artística (EPA), a Primeira Mostra de Curtas de 5 minutos do Projeto de Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), todos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.