Pelas comemorações aos dez anos no ar, o programa Soterópolis, da TVE Bahia, acompanhou, durante oito dias, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves), o IX Panorama Internacional Coisa de Cinema e fez uma cobertura especial do evento. A edição pode ser conferida nesta quinta-feira (14), às 21h, domingo (17), às 19h, e terça-feira (19), às 22h30.

A profissão de roteirista é analisada pelos criadores de histórias Hilton Lacerda, João Rodrigo Mattos e Iara Sydenstricker. Em outra reportagem, é discutida a importância do júri para os festivais audiovisuais. Os jurados da competição nacional deste ano conversam sobre os critérios nas votações e as dificuldades na hora de avaliar as produções exibidas.

Entre as pautas do Soterópolis, há uma análise da nova safra de cinema alemão, com entrevista com diretores como Geoge Mass e Bastian Günther, e as homenagens ao gaúcho Carlos Reichenbach (1945 – 2012) e ao baiano Roberto Pires (1934 – 2001). As produções audiovisuais baianas exibidas no IX Panorama são comentadas, com direito a bate-papo com alguns dos realizadores da boa terra, como Rodrigo Luna, Ceci Alves, Edson Bastos e Murilo Deolindo.

Idealizador e curador do Panorama Coisa de Cinema, o cineasta Cláudio Marques, que exibiu durante o evento seu primeiro longa, Depois da Chuva, falou com a equipe do programa sobre o formato do festival neste ano e a importância para fomentar a sétima arte na Bahia.

O Soterópolis vai ao ar na quinta-feira, às 22h. Durante o Horário Brasileiro de Verão, às 21h. Os dias com horários alternativos para conferir o programa são no domingo e na terça-feira. A programação da TVE Bahia pode ser conferida também no portal do Irdeb.