Cem famílias do bairro de Rio Sena, em Salvador, foram beneficiadas esta semana com filtros de água, por meio das Voluntárias Sociais da Bahia, através do programa Água Saudável, em parceira com a Base Comunitária de Segurança de Rio Sena.

A enfermeira do posto de saúde de Ilha Amarela, Ângela Albuquerque, orientou os moradores do bairro. “A água é fonte de vida, mas é preciso tomar cuidado, porque água contaminada pode provocar muitas doenças”.

Na solenidade, a assistente social Elisângela Alcântara disse que ações bem simples podem ser feitas para evitar doenças, “como lavar as mãos com frequência e preservar os filtros para manter em perfeitas condições de uso”.

Elisângela Ferreira, 33 anos, afirmou que esta ação das Voluntárias é muito importante, “porque eu estava bebendo água utilizando filtro de plástico”. Rosiene Gomes, 19 anos, também agradeceu às Voluntárias e à base comunitária. “Estou muito feliz com esse filtro”.

Segundo o comandante da Base Comunitária de Segurança de Rio Sena, capitão Vicente Augusto, a parceria com as Voluntárias Sociais e o posto de saúde de Ilha Amarela, é muito importante para orientar e conscientizar os moradores do bairro sobre os perigos e os benefícios da água.

O Programa Água saudável foi implantado em 2007 pelas Voluntárias Sociais da Bahia, para que as lideranças comunitárias que solicitam a concessão dos filtros realizem ações educativas junto aos profissionais de saúde, informando sobre a importância da melhoria da água consumida pela população.