O governo da Bahia inicia neste mês a capacitação dos ‘ecotimes’, equipes de servidores responsáveis por acompanhar o consumo de água e energia elétrica de cada unidade, como parte integrante do programa estadual de monitoramento desses serviços, gerido pela Secretaria da Administração (Saeb).

Os primeiros ‘ecotimes’vão atuar junto à Polícia Militar (dias 16 e 17) e das unidades penitenciárias da Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), do dia 19 ao dia 20.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ecotime.saeb@saeb.ba.gov.br, preenchendo no assunto nome, e-mail e telefone dos servidores participantes. Ao todo, 213 servidores serão capacitados.

O conteúdo programático do curso, que terá duração de oito horas/aula, será o uso do sistema AguapuraVianet, além de questões práticas, como a realização de varreduras, identificação de vazamentos, levantamento cadastral do sistema de climatização e iluminação e conhecimento sobre as contas de energia elétrica.

Atualmente, 91 equipes de monitoramento fazem parte de iniciativa, que já economizou aos cofres públicos um total de R$ 9,6 milhões em contas de água e energia elétrica.