Durante reunião da Câmara Setorial da Mandioca na nesta terça-feira (3), no quarto dia da Fenagro 2013, que acontece até o próximo domingo (8), no Parque de Exposições de Salvador, tiveram destaque nas discussões, a avaliação do desempenho do Congresso Brasileiro de Mandioca, este ano, na capital baiana, o Plano de Recuperação de Área Degrada e o andamento do Projeto Reniva.

Também foram avaliados os avanços no setor da mandioca em 2013 e realizado o planejamento de ações para os próximos anos. Apesar das dificuldades enfrentadas em mais um ano de estiagem, tivemos muitas conquistas em 2013, entre elas, a realização do congresso do setor, ressaltou o secretário executivo da Câmara Setorial da Mandioca, Izaltiene Rodrigues.

A Câmara Setorial de Mandioca também vai tentar se antecipar na adaptação dos produtores da Bahia às normas estabelecidas no Plano de Recuperação de Áreas degradadas. Os agricultores da Bahia têm até 2017 para demarcar as áreas de preservação em suas terras, adequando-se às normas do Plano de Recuperação de Áreas Degradada. Decidimos nos antecipar e acompanhar os produtores da Bahia na adaptação à legislação.

Referência

Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o Reniva é um dos projetos mais completos já elaborados para estruturar a cadeia produtiva da mandioca. O projeto acontece num momento oportuno, em que vivemos uma situação complicada com a seca, e terá reflexos nos próximos dez anos.

Segundo ainda Salles, o Reniva já se tornou referência nacional e propõe a estruturação da cadeia produtiva da mandioca, por intermédio da distribuição de manivas de alta qualidade, estimulando a competitividade, com maior sustentabilidade e produtividade da cultura no Nordeste, região que sofre periodicamente com a estiagem.