A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e cooperativas do Estado assinaram no último dia 20 quatro convênios para aquisição de insumos e equipamentos destinados à implantação de pastagens, plantação de palma forrageira, milho para silagem, e entrega de 400 animais para reprodução.

A ação firmada durante o 26º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Parque de Exposições de Salvador, contou com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner.

Mais de mil famílias de assentamentos agrários das regiões da Chapada Diamantina, Vitória da Conquista, Boa Vista do Tupim e Iramaia serão favorecidas diretamente com matrizes bovinas da raça girolando, oito unidades de despolpadores de café e aquisição de 16 estufas para secagem do grão.

Os projetos têm o objetivo de atender aos agricultores assentados, dotando-os de ferramentas e ações dinâmicas e eficazes para aumento da produção, disse o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

O convênio garantirá aproximadamente R$ 6 milhões para o desenvolvimento dos projetos. Os benefícios gerados a partir dessas assinaturas são inúmeros e vão desde a reorganização dos trabalhos da cooperativa até a maximização da produtividade com o melhoramento genético do rebanho, afirmou o presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos da Bahia (CCA), Jeivã Santos.

Referência

O secretário de Agricultura, Eduardo Sales, destacou o trabalho de melhoramento genético do rebanho, desenvolvido pela Seagri/Ebda nos assentamentos. Os melhores animais da EBDA foram selecionados para realizar inseminação artificial, com o objetivo de melhorar a eficiência dos rebanhos, respondendo, assim, ao pedido do governador em colocar os assentamentos agrários da Bahia como referência no Brasil.

De acordo com o governador Jaques Wagner, nestes sete anos de governo, mais de R$ 50 milhões foram investidos em ações direcionadas ao MST. A relação entre o Movimento e o Governo do Estado foi desenvolvida pela identidade da Bahia, onde queremos construir uma terra com igualdade de oportunidades, mais justa e mais forte pela inclusão do nosso povo”.