As delegações da Alemanha e Suíça oficializaram, nesta sexta-feira (13), a escolha de Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) no Extremo Sul da Bahia, para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O secretário Estadual da Copa, Ney Campello, anunciou, em Porto Seguro, o recebimento de ofícios dos alemães e suíços ao Governo da Bahia que oficializam a decisão.

As duas seleções optaram por estadias na Costa do Descobrimento. “Hoje anunciamos mais do que a chegada de duas seleções, falamos da chegada de duas nações, de turistas de dois países de relevância. A população poderá, não apenas ver os craques de futebol, mas, principalmente, aproveitar os resultados no turismo e os oriundos da projeção da região para todo o mundo”, comemorou o secretário.

A localização, a disponibilidade de um aeroporto e a ampla rede hoteleira foram pontos fundamentais para a definição. As negociações já estavam avançadas e foram finalizadas após o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Na primeira fase, a Suíça jogará em Brasília, Salvador e Manaus. Já a Alemanha, passa por Salvador, Fortaleza e Recife.

Os alemães optaram por um CTS particular, e ficarão concentrados em Santo André, povoado do município de Santa Cruz Cabrália, a 24km de Porto Seguro. O Governo do Estado disponibilizará o Centro de Mídia, que receberá os 250 jornalistas alemães previstos para a cobertura no período do mundial de futebol.

A Suíça optou pelo Centro de Treinamento oficial de Porto Seguro. A estrutura conta com o estádio Municipal de Porto Seguro como campo de treinamento e o Hotel La Torre como unidade hospitaleira. O Governo Federal investiu R$3 milhões no estádio que será utilizado pelos atletas e também ficará como legado físico da Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014™.