A Bahia sediará jogos entre Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça x França, Bósnia-Herzegovina x Irã, na primeira fase da Copa 2014. As partidas estão marcadas para os dias 13, 16, 20 e 25 de junho, na Arena Fonte Nova, e foram definidas nesta sexta-feira (6), em sorteio realizado pela FIFA no Complexo Costa do Sauípe, Litoral Norte do estado.

Na segunda fase da Copa do Mundo de Futebol, quando sediará dois jogos, a Bahia pode receber ainda as seleções Alemanha, EUA, Bélgica, Colômbia, Uruguai e Itália e o Brasil, caso a seleção canarinha fique em segundo lugar no seu grupo e chegue às quartas-de-final.

O Sorteio Final foi considerado um sucesso e proporcionou à Bahia dois grandes jogos: Espanha x Holanda, reprise da final da última Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, e Suíça x França, duas grandes seleções da Europa. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da baiana Margareth Menezes e do Olodum.

O Brasil faz parte do grupo A, ao lado de Croácia, México e Camarões. A possibilidade da formação de um grupo com até três campeões mundiais se confirmou e o grupo D terá Uruguai, Inglaterra e Itália e é considerado o mais difícil ao lado do grupo B, com Espanha, Holanda e Chile. O grupo mais fácil é o F, da Argentina, que tem ainda Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria.

“Temos três jogos do maior significado, além de um outro muito interessante porque tem um time que nunca participou de Copa do Mundo, a Bósnia. A gente teve  muita sorte e, seguramente, os orixás trabalharam pela Bahia. Vamos ter seis grandes seleções e três jogos que vão atrair muito público para a Bahia. Agora, só temos que comemorar. O sorteio foi excelente, a Fifa, a presidente Dilma e todos estão satisfeitos. Não houve incidentes e demonstramos nossa capacidade de organizar”, comentou o governador Jaques Wagner.

Sobre o ganho econômico com o evento na Bahia, Wagner disse que “nem sempre é fácil auferir quanto se ganha, mas aqui em Sauípe, por exemplo, estamos com 100% de ocupação hoteleira. Em Salvador, está chegando a 83%. Além disso, tem os táxis, restaurantes e muita gente trabalhando. Sem dúvida plantamos uma semente e vamos colher”. 

Festa 

Além da definição dos jogos, o Sorteio Final da Copa 2014, foi uma grande festa que mostrou ao mundo um pouco da Bahia e do Brasil. Cerca de dois mil jornalistas de 180 países participaram da cobertura do evento, que estima-se, tenha sido assistido por 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

A cerimônia começou com um vídeo em homenagem a Nelson Mandela, que faleceu nesta quinta-feira, em Joanesburgo, África do Sul. Em seguida, foi a vez da música com a cantora Alcione e o rapper Emicida. Eles abriram caminho para a entrada da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Dilma pediu um minuto de silêncio em mais uma homenagem a Nelson Mandela, depois disse que essa Copa tem um significado especial: somos o país do futebol, ele está no coração de todos os brasileiros. Pela primeira vez teremos todos os campões reunidos na disputa e times dos cinco continentes. Estamos muitos felizes, sejam todos muito bem vindos e faremos, juntos, uma grande Copa do Mundo.

Blatter disse que já era hora da Copa voltar ao Brasil. Ano que vem fazem 60 anos que o Brasil organizou a Copa (em 1950). Nesse período, o Brasil ganhou cinco vezes o troféu, portanto, é justo que esse país faça a Copa. Ele também fez um apelo aos brasileiros. Vamos dar ao futebol seu valor no campo e fora dele, peço a população do Brasil, aos 200 milhões de brasileiros. Vamos nos unir na Copa, ela é para vocês e vai ser maravilhosa. E agradeceu aos governadores e prefeitos o trabalho que vem sendo feito. 

A festa ainda teve a participação de Pelé, Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Marta, Vicente Del Bosque (técnico da seleção espanhola) atletas e treinadores de 32 seleções do mundo. O sorteio foi realizado por um time de campeões do mundo, entre eles o argentino Kempes, o italiano Canavarro, o alemão Matthaus, o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia e o brasileiro Cafu.


Jogos

Publicada às 14h55
Atualizada às 18h15