Os espaços culturais do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (CHS), trazem diversas atrações e ritmos para animar baianos e turistas nos próximos dias, tendo como destaque a comemoração ao Dia Nacional do Forró, nesta sexta-feira (13), e os ensaios de blocos afros, como o Olodum, que presta uma homenagem a Nelson Mandela. A programação é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Nesta quarta (11), o Bloco Afro Os Negões realiza mais um ensaio no Largo Tereza Batista. No Largo Pedro Archanjo, acontece o ensaio da Didá Banda Feminima, tendo como convidados Aloísio Menezes, Will Carvalho e Márcia Short.

Para balançar o Largo Pedro Archanjo, na quinta (12), tem o Bailão Black da banda Attemporais, com uma mistura de samba, soul, ijexá, maracatú, chula, dance e black music. No Largo Tereza Batista, acontece a 5º Rodada Dupla MiniEstereo Público.

Na sexta, a programação começa cedo no Largo Tereza Batista, com a Feira de Artesanato, às 10h. No Largo Pedro Archanjo, a comemoração do Dia Nacional do Forró, que relembra 101 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, inicia às 19h, com o forró tradicional de Dinho Oliveira. Mais tarde tem Bruninho do Acordeon, apresentando o forró eletrônico, que tem conquistado as festas nordestinas.

No Largo Tereza Batista, o samba reggae do Ensaio do Bloco Afro Muzenza pretende contagiar o público. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a banda O Mundo promove o show de lançamento do videoclipe da música Tristeza, trazendo Fábio Cascadura (Cascadura), Roy (O Círculo) e Pietro Leal (Pirigulino) como convidados. O repertório é composto pelas músicas do primeiro EP O Dono do Tempo e por novas canções que valorizam a identidade musical do grupo.

Final de semana

Para agitar o sábado (14), acontece Largo Pedro Archanjo o evento Rock Solidário, com a participação de Os Informais, às 20h, a Banda Desrroche, às 21h30, e a Banda Batrakia, às 22h45.

O evento tem a finalidade também de arrecadar doações para entregar a uma instituição beneficente. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite.

Marquinhos Marques se apresenta no mesmo dia no Largo Tereza Batista, e o sambista Neto Balla no Largo Quincas Berro d’Água. No domingo (15), haverá a última edição do ano do evento Seja Você Um Sambista Solidário, reunindo os artistas e amantes do samba no Largo Pedro Archanjo.

O objetivo é arrecadar doações que são distribuídas entre diversas instituições de caridade em Salvador. Nesta edição especial, os ingressos podem ser trocados por um panetone.

Mandela 

No Largo Tereza Batista, os tambores do Olodum tocarão em tributo a Nelson Mandela, com um ensaio especial que exaltará a memória do líder sul-africano.

Na próxima semana a programação recomeça, com o tradicional Ensaio do Cortejo Afro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.