Mãos que transformam cultura em arte este é o título da exposição que acontece a partir desta quinta-feira (12), às 16h, na Galeria Mestre Abdias, sede do Mauá-Pelourinho, apresentando os resultados das oficinas de capacitação para artesãos, realizadas em Salvador e mais nove cidades da Bahia,  pela Gerência de Fomento ao Artesanato (Gefar) do  Instituto Mauá. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h30.

Os participantes dos cursos  terão a oportunidade de apresentar suas criações para o público, em diversas peças feitas com fibras da bananeira, linhas, tecidos, barro, madeiras, pedras, entre outras matérias primas. Além de expor os trabalhos, o evento é uma oportunidade de geração de renda (já que os produtos serão comercializados) aliada a preservação da cultura baiana.

Entre as peças expostas cortinas, redes, tapetes, caminho de mesa, bolsas, carteiras, camisetas bordadas,  mandalas, toalhas, panos de pratos, flores de fuxico, descanso de panelas, peso de portas, bijuterias e ornamentos decorativos.  Ao longo do ano, os cursos/capacitações  de  artesanato foram ministrados por especialistas em suas respectivas tipologias, abertos a toda comunidade, a partir dos 16 anos, e inteiramente gratuitos. Entre as tipologias tecelagem, cestaria e trançado, renda de bilro, bordado à mão, arte em retalho, cerâmica de torno, estamparia em tecido e outras.