O Teatro Castro Alves abriga neste mês novas atividades que integram a ocupação artística prevista no Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi’.

Comandado pelo grupo Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), com direção de Fernanda Júlia, o projeto traz, além de uma temporada do espetáculo ‘Abismo’, uma oficina de literatura negra e três edições do ‘Sarau Noites Afropoéticas’, com entrada gratuita ou a preços populares.

A primeira atividade promovida pelo Nata é o Sarau Noites Afropoéticas, que acontecerá em três quartas-feiras, sempre às 20h, com entrada franca. Nesta quarta-feira (4), será o ‘Sarau das Iabás – Mulheres Africanas’. No dia 11, o ‘Sarau Orikis Africanos’, com presença de atores convidados. No dia 18, o ‘Sarau Crônicas Urbanas e Exú’, com participação dos alunos da oficina de produção literária realizada pelo grupo.

Na próxima semana (12 a 15), o Nata realiza uma curta temporada do espetáculo ‘Abismo’ [todas as coisas são frágeis], encenado no Foyer da Sala do Coro, às 20h, com ingressos a R$ 10 e R$ 5.

A peça parte de uma trama tênue entre o reencontro dos dois protagonistas por uma noite e relata a procura do afeto, as inquietações humanas e suas ações, às vezes até condenadas, pela busca de uma vida onde o apego seja o centro e o motivo da vida desses seres. Cada apresentação do espetáculo, com texto e direção de Thiago Romero, receberá um público máximo de 60 espectadores.

Nos dias 16 e 18, das 9 às 13h, será realizada a Oficina de Produção Literária: Poéticas Urbanas e Exú, ministrada pelo ator e dramaturgo Daniel Arcades, integrante do Nata. A atividade tem inscrições gratuitas e dispõe de apenas 20 vagas.

Os participantes devem ter disponibilidade para a participação da terceira e última edição do ‘Sarau Noites Afro-poéticas’, no dia 18, às 20h. O Edital TCA.Núcleo é uma realização do Teatro Castro Alves, por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e da Secretaria de Cultura (Secult).