Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) visitaram alguns dos municípios baianos, como Ilhéus, Itabuna, Ibipeba e Lajedinho, para auxiliar na elaboração de relatórios e na documentação necessária para o decreto de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, caso haja necessidade. Além disso, orientaram os gestores sobre a necessidade de deslocar a população que está em áreas de risco.

A Sudec está reforçando os órgãos municipais para que estejam capacitados a prestar as primeiras ações de resposta. Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, o governo federal tem recursos para ações preventivas, mas para isso o município deve ter a sua Defesa Civil como órgão gestor orçamentário, providenciar o cartão de pagamento da Defesa Civil e preparar seus projetos. Para mais informações, é só acessar o site da Defesa Civil do Estado.

Conforme o planejamento da Defesa Civil para 2014, a partir de fevereiro começam algumas atividades, como cursos de capacitação em gestão de risco de desastre, simulado, conferência estadual, capacitação básica em defesa civil, entre outros. Nilo Peçanha e Prado já tiveram reconhecimento de situação de emergência por causa das chuvas, e Lajedinho, de estado de calamidade pública.