Prensa, descascador, balança, lavadora de mandioca e ralador. Com esses equipamentos, a casa de farinha modelo, inaugurada na última sexta-feira (20), no distrito de Candeal, no município de Sátiro Dias, no nordeste baiano, está em pleno funcionamento.

O empreendimento, o primeiro da região, foi construído por intermédio de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade de Candeal.

O produto de alta qualidade que está sendo produzido é resultado da união dos 18 associados. De acordo com o presidente da Associação, José Cristovão de Oliveira da Cruz, a renda da maioria das famílias da comunidade vem da agricultura, mas especificamente do plantio de mandioca.

Construímos essa unidade em menos de seis meses, mas a falta de chuva adiou o nosso sonho de ver as máquinas funcionando. Hoje, já vivemos outra realidade e estamos produzindo uma farinha de ótima qualidade, disse Cruz.

A unidade funciona três vezes por semana, mas a expectativa é que a partir de fevereiro de 2014 atue de segunda a sábado, 12 horas por dia, aumentando o lucro do empreendimento.

Além dos associados, cerca de 90 famílias da região, de comunidades como Poço, Fazenda Nova e Arriaial Santana, além do município de Inhambupe, também estão se beneficiando.

Ainda segundo José Cristovão, a casa de farinha mal começou a funcionar, mas já é um sucesso. A procura pela nossa farinha tá sendo tão boa que não estamos dando conta de vender pra fora. Vendemos tudo pelas comunidades próximas e na feira do município.

O agricultor Abraão Gonçalves Ferreira, de 60 anos, conta com alegria de como a vida mudou com a chegada da casa de farinha. Nasci e me criei na roça, trabalhando de sol a sol com o plantio de mandioca. Antes, depois de todo o trabalho que eu tinha, vendia minha colheita por um preço qualquer para Sergipe. Toda semana vinham dois caminhões buscar a mandioca do povo. Mas hoje, graças à CAR, toda a minha produção é levada para a casa de farinha que é nossa.

Mudança

Para Antônio Fernando Oliveira da Silva, 47, agricultor e associado, a unidade promoveu uma grande mudança da vida de todas as famílias que têm a mandioca como fonte de subsistência. Antes eu tinha que levar a minha mandioca para beneficiar em outra cidade. O custo era alto com a carroça que levava o material e tinha que pagar pra usar as máquinas. Agora, além de ter mais qualidade de vida, eu e minha família tivemos um aumento na nossa renda.

O gerente regional da CAR, de Serrinha, que esteve presente na inauguração, afirmou que o projeto, implantado com êxito, é resultado do esforço da comunidade de Candeal. A associação cumpriu todos os requisitos para adquirir esse benefício e o prazo de execução foi exemplar. As famílias desse local são exemplo do que é trabalhar de mãos dadas. Vemos nos olhos de todas da comunidade, a vontade de melhorar de vida.

Clique aqui e veja fotos