Ao falar na abertura do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013, nesta terça-feira (10), em Salvador, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou “o trabalho de excelência” realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no amplo levantamento, a cada ano, de informações sobre as escolas no país.

“A obtenção de dados confiáveis e de qualidade relativos à educação brasileira é imprescindível para a formulação de políticas públicas que visem à melhoria do processo educacional”, disse o secretário. Uma apresentação ao vivo dos vencedores do Festival Anual da Canção 2013 (Face), com os alunos da rede pública estadual George Argolo, Carolina Nascimento e Jéssica Cruz, marcou a abertura do encontro.

Promovido pelo Inep, o evento acontece até esta quarta (11) com o objetivo de avaliar o processo do censo realizado em 2013 e apresentar as propostas e alterações para 2014. Participam do encontro especialistas em educação de todo o país, além de representantes das coordenações estaduais do Censo Escolar das secretarias estaduais e municipais, representantes regionais de ensino de cada unidade da federação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Melhoria da escola pública

“Vejo no Censo Escolar a possibilidade de construção de uma nova educação no Brasil, uma nova escola. Na Bahia, o Governo do Estado realça os dados mais importantes sobre as melhorias da educação e faz um trabalho coletivo, em parceria com 343 municípios que aderiram ao programa Pacto com Municípios pela Alfabetização, visando a melhoria da escola pública no estado”, disse Osvaldo Barreto.

O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, destacou a precisão dos dados do censo e parabenizou o secretário pelo compromisso com a educação pública na Bahia, que está avançando a cada momento. Ainda segundo ele, é por meio do Censo Escolar, “que podemos tomar conhecimento de nossas potencialidades e fragilidades. O Brasil conseguiu transformar esses dados em políticas públicas, a exemplo do Pacto pela Educação na Idade Certa. Nossas escolas estão melhorando e temos muitos desafios pela frente”.

Para o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Romeo Weliton Caputo – que também participou da mesa de abertura e proferiu conferência sobre o tema ‘O Censo Escolar e as políticas educacionais’ -, o censo é o pilar sobre o qual as políticas públicas da educação são edificadas. “As informações de qualidade, com rigor científico, como têm sido fornecidas pelo Censo Escolar, é a base para a melhoria da educação no nosso país”.

Levantamento de âmbito nacional

O censo é um levantamento de dados estatísticoeducacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo MEC/Inep. Com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e participação de todas as escolas públicas e privadas do país, o censo abrange o ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).

Por meio do sistema eletrônico Educacenso, as unidades escolares incluem informações relativas a turmas, disciplinas, número de alunos e docentes, estrutura física, movimento e rendimento dos estudantes. Os dados são utilizados para traçar um panorama nacional da educação básica, servindo de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

A atualização desses dados permite ao MEC aprimorar as informações sobre o Sistema Educacional Brasileiro e aplicar os recursos financeiros de forma transparente. A Secretaria da Educação do Estado é a responsável pela elaboração e publicação dos números relativos à Bahia, que podem ser conferidos no ‘Anuário Estatístico’ e na publicação ‘Educação em Números’.