A primeira turma de alunos do curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) foi certificada, com a presença do governador Jaques Wagner, nesta terça-feira (10), no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador. Os 216 estudantes fizeram parte do projeto Welcome to Brazil Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública. O projeto é uma realização da Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os alunos tiveram 272 horas de curso para o inglês básico e contaram com aulas de reforço e de fixação. Para a estudante Daniele Oliveira, 16 anos, é uma oportunidade para poucos: Hoje, dificilmente a pessoa consegue pagar um curso de inglês que custa até R$ 3 mil. Nós tivemos todo o acompanhamento com os professores, aprendemos o básico de outro idioma, mas que já facilita uma comunicação e abre portas para novas possibilidades.

O diploma foi concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufba e pela Secretaria da Educação. Estamos preocupados com a formação da juventude e um segundo idioma é uma peça fundamental. Eles estudaram através do CJCC, estamos criando outro em Senhor do Bonfim, para educação integral, como forma de ampliar o conhecimento destes jovens, disse o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. Ele destaca que com o curso os jovens poderão ampliar as possibilidades de conseguir emprego em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 

Sorteio 

Os estudantes que obtiveram maior desempenho concorreram a três bolsas para estudos e intercâmbio cultural, nos Estados Unidos, oferecidas pela organização não governamental Companheiros das Américas. Ganharam os estudantes Shirley Campos, Vinicius Teixeira e Ítalo Viana.

Não acredito, nunca imaginaria que pudesse estar entre os selecionados para participar do sorteio, muito menos ser um dos vencedores. Agora minha vida vai mudar, imagina estudar idioma em outro país, conhecer outra cultura, isso agrega valor ao currículo, afirma Ítalo. 

Em 2014, mais 1.300 estudantes devem concluir o curso que também oferece aulas voltadas para o turismo receptivo. Ao final do aprendizado de idiomas, eles poderão escolher a formação técnica em Tecnologia da Informação ou Turismo por meio de outros programas estaduais, como afirma o governador Jaques Wagner. 

Para aqueles que desejam trabalhar, saber utilizar o computador e saber uma segunda língua é fundamental. Então, concluíram este curso de quase um ano e, além disso, vamos oferecer para todos eles cursos de Tecnologia da Informação e na área de Turismo, que também agregam valor principalmente na Bahia, completa o governador. 

Publicada às 17h40
Atualizada às 19h15