Três atletas baianos – um da Seleção Brasileira – visitaram pela primeira vez as obras de construção do Centro Pan-Americano de Judô, que o Governo do Estado está realizando por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Pan-Americana de Judô e a prefeitura de Lauro de Freitas, na Praia de Ipitanga.

Convidados pelo secretário Nilton Vasconcelos, eles formaram uma comitiva para visitar o equipamento na manhã desta quinta-feira (12). Também estavam presentes o coordenador estadual de esportes da Setre, Marcos Pimentel, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França, assessores e alguns membros do Conselho Estadual do Esporte e Lazer.

Segundo Vasconcelos, o equipamento será um dos primeiros concluídos para as competições de 2016. “Os três prédios que compõem o centro estão com obras avançadas no cronograma, o que nos garante uma conclusão em abril de 2014. Confesso que a cada visita fico surpreso com o andamento das obras, que estão muito adiantadas. Outra alegria foi termos a visita dos atletas Vitória, Vinícius e Diego, que serão alguns dos principais beneficiários deste investimento”.

Os irmãos Vitória e Vinícius Ribeiro da Silva, respectivamente de 15 e 17 anos, patrocinados pelo programa Faz Atleta, do Governo do Estado, se mostraram esperançosos em treinar no local com os melhores atletas das Américas. Já Diego Santos, baiano de Jequié, atleta da Seleção Brasileira de Judô, vive a expectativa de treinar em 2014 com seus companheiros de equipe nas novas instalações esportivas da Bahia.

O vice-presidente da CBJ disse que nunca viu tanta rapidez como nessas obras, e com todos os cuidados técnicos exigidos. “Sinto-me orgulhoso, como baiano, pela concretização desse projeto, que visa transformar o futuro desse esporte olímpico na Bahia”.

Membro do Conselho Estadual de Esporte e Lazer da Bahia, Alfredo Vasconcelos saiu do canteiro de obras com a certeza de que o equipamento será um marco do esporte amador baiano. “Tenho muitas esperanças de que a iniciativa privada se inspire nesse modelo de ação para fazer investimentos no esporte amador da Bahia”.

Localizado em frente à praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, o Centro Pan-Americano do Judô tem 20 mil metros quadrados à disposição dos atletas, sendo mais de 13 mil em construção dos três prédios (administrativo, ginásio e alojamentos), conforme informações dos engenheiros Raimundo Freitas e Fernando Meneguello (Construtora Damiani).

O ginásio climatizado terá oito áreas oficiais com quatro tatames e capacidade para receber 1.900 pessoas. Os alojamentos terão 20 suítes duplas e sete triplas para atletas, com salão de estar e sala de jogos, 18 suítes e 10 apartamentos para dirigentes. O auditório poderá receber 200 pessoas. Haverá ainda um centro de preparação e recuperação física de atletas e outro de capacitação profissional, sala vip e estrutura administrativa contendo um restaurante e um museu, além de quadra poliesportiva, piscina de relaxamento e pista de corrida.