As blitze para abordagem aos motoristas em débito com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) continuam na capital e no interior do estado. Nos próximos dias, as blitzes vão acontecer em Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Irecê e Salvador.

Até agora, além da capital, já foram realizadas ações em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus. As operações são realizadas conjuntamente pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), pelo Detran-Ba, pela Polícia Militar e pelas respectivas prefeituras.

O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix, lembra que, de acordo com a legislação, os municípios ficam com 50% do valor arrecadado com o IPVA. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estarem em débito com o imposto e, desse total, 91 mil estão no interior.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe na hora o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar o débito e evitar, assim, que haja apreensão e reboque – neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, será preciso arcar com os custos do reboque e das diárias no pátio do Detran.

Para verificar se o seu veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz, no link “Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados”, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link “Inspetoria Eletrônica – IPVA”. Depois, deve clicar em “DAE para pagamento – Exercícios notificados”. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.