O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está assinando novo convênio como órgão delegado do Instituto Brasileiro de Metrologia e Qualidade (Inmetro) na Bahia. A assinatura acontece durante a reunião Plenária Nacional dos órgãos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), no Hotel Deville (Itapuã), em Salvador. O evento, aberto terça-feira (3), termina nesta quinta-feira (5) e reúne superintendências e órgãos delegados do Inmetro nos 27 estados do País.

O Inmetro, autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi homenageado pelos 40 anos de atividades na abertura da Plenária. Participaram da solenidade o secretário da Indústria, Comércio e Mineração e presidente do Conselho de Administração do Ibametro, James Correia, entre outras autoridades, e o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

"“A assinatura do convênio acontece após auditoria do último período contratado. E o Ibametro evidencia, a cada ano, o atingimento das metas acordadas com o Inmetro, muitas vezes até com superação, o que reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do Instituto"”, parabenizou presidente do Inmetro, João Jornada.

James Correia ressaltou a alta relevância do trabalho em conjunto entre o Ibametro e o Inmetro: “"é uma parceria que muito nos orgulha, tendo sido de grande utilidade para nós. Com ela, ganha a Bahia, ganham os consumidores”".

A reunião Plenária Nacional –acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres, com a participação de gestores dos órgãos delegados e do Inmetro. Entre os objetivos principais do encontro estão debater questões relativas ao trabalho técnico, tais como verificação de instrumentos de medição, fiscalização de produtos pré-medidos e fiscalização de produtos e serviços com conformidade avaliada.