O acesso a água para a produção agrícola familiar nos períodos de estiagem ficará assegurado para 26 municípios do semiárido baiano. Num investimento de quase R$ 4,5 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Social (CAR), serão entregues nesta quinta-feira (19), em Lapão (BA), 26 máquinas retroescavadeiras destinadas à construção de barragens subterrâneas – uma tecnologia social de convivência com a seca.

As máquinas foram adquiridas pela CAR por meio de convênio firmado com a Codevasf. As entregas ocorrem a partir das 16h, no Centro Esportivo de Lapão. Estarão presentes o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, o secretário da Casa Civil do estado, Rui Costa, e o diretor-executivo da CAR, José Vivaldo de Mendonça Filho, entre outras autoridades.

De acordo com os termos do convênio, as retroescavadeiras deverão ser empregadas na construção de barragens subterrâneas que proverão água à produção de agricultores familiares. Após a conclusão das metas de construção de barragens, as prefeituras poderão utilizar as máquinas em outras ações.Os recursos são originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O convênio firmado entre a Codevasf e a CAR totaliza R$ 29 milhões e beneficiará 77 municípios baianos. Os instrumentos preveem a instalação de 2,6 mil barragens subterrâneas. “Essas barragens represam cursos d’água e fazem com que o solo de áreas adjacentes retenha umidade. O solo molhado alimenta as plantações dos agricultores em períodos do ano em que não há chuva”, explica Elton Silva Cruz, coordenador-geral do programa Água para Todos na Codevasf.