O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu a licença ambiental para a duplicação da rodovia BA-415, trecho Ilhéus-Itabuna, uma das principais obras do Governo da Bahia na região e que faz parte do projeto de infraestrutura do Complexo Intermodal, o qual inclui a Ferrovia de Integração Oeste- Leste (Fiol) e o Porto Sul.

A licença unificada foi autorizada por meio da Portaria 6439, de 27 de novembro de 2013, e publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 28 de novembro deste ano. Com isso, o governo estadual agilizará o processo para o início das obras, previsto para 2014.

Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna é importante para a integração das duas maiores cidades do sul baiano e para a consolidação do processo de retomada do desenvolvimento regional.

O projeto agora está sendo encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já que os recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) estão disponíveis. A duplicação do trecho de 27 quilômetros terá investimento de R$ 180 milhões e beneficiará aproximadamente 500 mil pessoas.

Impacto na economia regional

Além de melhorar o fluxo de veículos nas duas cidades, as obras terão impacto na economia regional, por meio do turismo e do escoamento da produção, melhorando ainda o acesso à Fiol, como afirma o secretário da Casa Civil.

Segundo o diretor geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, o projeto de duplicação prevê a construção de nova pista na margem direita do Rio Cachoeira, dispondo de três pontes de interligação com a pista atual, implantadas nas proximidades da Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Banco da Vitória.