Uma nova etapa das obras no Complexo Viário Imbuí-Narandiba, na Avenida Paralela, foi iniciada na madrugada desta quarta-feira (18) com a colocação das primeiras vigas transversais de concreto. Na atual fase, a intervenção coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) está com 50% das obras concluídas. 

O projeto prevê a construção de três viadutos para resolver os congestionamentos na região interligando Imbuí, Narandiba, Tancredo Neves, Boca do Rio, Costa Azul, Stiep e outros bairros. Também serão implantadas vias marginais entre o Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Avenida Luis Eduardo Magalhães e o Imbuí, reduzindo os retornos. 

Iniciada por volta de 0h15, a instalação das três peças sobre a pista no sentido Centro-Aeroporto durou pouco mais de uma hora. Os motoristas que trafegavam pela via foram orientados a utilizar um desvio na entrada do bairro do Imbuí.

Com 40 metros de comprimento e pesando 90 toneladas cada, as vigas pré-moldadas de concreto são fabricadas no canteiro de obras localizado na Rótula do Abacaxi e transportadas por carretas especiais até o complexo viário. No local, as peças foram içadas por dois guindastes até os apoios centrais dos viadutos. A operação envolveu cerca de 50 profissionais.

Nesta quinta-feira (19), serão colocadas as vigas do vão da ligação de acesso entre a Avenida Jorge Amado e a Paralela. Segundo o diretor de obras estruturantes da Conder, Sérgio Silva, até o início de 2014, será concluída a etapa que inclui ainda a implantação de pré-lajes, armação e concretagem. Existem muitos serviços que não podem ser vistos aqui, já que as vigas e pré-lajes estão sendo produzidas no outro canteiro.

Ações estruturantes do Estado

O complexo faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado visando melhorar a mobilidade urbana em Salvador. Iniciadas em maio deste ano, as obras contam com investimentos de R$ 95 milhões e a previsão de entrega é junho do próximo ano.