A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugurou nesta quarta-feira (18) as sedes definitivas das bases comunitárias de segurança do Bairro da Paz, situada na Rua Valdemar Oliveira, s/n, e do Rio Sena, localizada na Rua Maria Cecília, 4768, as duas em Salvador. As unidades contam com Centros Digitais de Cidadania (CDC), espaço que oferece à comunidade acesso à internet, além de cursos de capacitação, salas de reunião, auditórios e uma sala de videomonitoramento.

A nova unidade do Bairro da Paz funciona em um prédio de dois andares. Com dez novos computadores e espaços mais amplos, a sede definitiva vai ampliar os serviços prestados a comunidade. Já temos dois projetos em andamento aqui no bairro e agora vamos poder incluir o Karatê do Saber, desenvolvido em outras bases comunitárias, além de Judô, Boxe, além de aulas no CDC que com a nova base vem nos trazer esta estrutura para a comunidade, disse o comandante, tenente Henrique Alves.

No Rio Sena, as aulas esportivas são destaque, com o grupo de Karatê Guerreiros do Rio Sena, que possui 150 alunos. Com estrutura maior e mais moderna, a nova base fortalece a relação entre a polícia e a comunidade como afirma a líder comunitária do bairro, Raimunda Sampaio. Passamos a ter uma segurança maior com a base e a nova unidade é mais um incentivo aos alunos que praticam o esporte. Já é bom porque pra praticar eles precisam estar estudando e estimula eles pensarem no futuro.

Para o comandante da base, capitão Vicente Augusto, os resultados, que já eram favoráveis, passam a ficar ainda melhores. Temos tido grandes resultados tanto na parte operacional como no engajamento com a comunidade, acredito que com este espaço com alojamentos, salas, possamos dar mais conforto aos policiais e aos moradores que utilizam este espaço.

Implantadas há um ano e três meses as duas bases possuem cerca de 100 policiais militares cada uma, dez câmeras de monitoramento e reduziram em 50% a criminalidade nos bairros onde atuam. “Com a entrega dos equipamentos permanentes, melhora a prestação dos serviços para a comunidade e dá melhores condições de trabalho aos policiais, inclusive, com a ampliação das atividades, que passam a ter um lugar específico”, comentou o secretário da SSP, Maurício Barbosa, durante a inauguração.

Os eventos contaram com as presenças também do comandante- geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.

Publicada às 11h10
Atualizada às 16h05