A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza dois grandes leilões de caprinos nesta quinta-feira (12) e no sábado (14).

No primeiro dia, às 10h, serão leiloados 62 animais da raça Santa Inês, na Estação Experimental de Nova Soure, pertencente à Gerência Regional de Ribeira do Pombal. No sábado (14), às 9h30, será a vez do XVIII Leilão Gir Leiteiro, com 45 animais, na Estação Experimental de Itaberaba.

Segundo o gerente regional de Ribeira do Pombal, Gleberval Carvalho, o leilão é muito importante principalmente para os agricultores familiares e criadores da região, “que desejam adquirir animais da raça Santa Inês com excelente qualidade genética, a um preço competitivo de mercado”.

Segundo o chefe da Estação Experimental de Itaberaba, Clênio Oliveira, os animais que serão leiloados no Gir Leiteiro fazem parte do Programa da Ebda de Melhoramento Genético dos Bovinos do Estado da Bahia e são registrados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

“Realizamos um trabalho de pesquisa em melhoramento genético, resultado da parceria com a Embrapa, que dura mais de 20 anos. Com o leilão, os criadores obterão animais de alto padrão genético, objetivando maior produção leiteira no Estado”, explica Oliveira.