Credenciamento no CadCidadão, embarcações do Projeto Renovar e um escritório regional. Estas foram algumas das entregas realizadas pela Bahia Pesca, empresa da Secretaria da Agricultura (Seagri), na tarde de quinta-feira (5), na abertura do Festival de Gastronomia, Turismo e Pesca de Valença e Costa do Dendê.

Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, com o CadCidadao, os pescadores e marisqueiras serão beneficiados, por exemplo, com a redução da tarifa de energia, terão acesso ao Programa de Telefone Popular e estarão inseridos no programa Vida Melhor.

Até esta sexta-feira, a expectativa da Bahia Pesca é incluir 300 pescadores e marisqueiras no CadCidadao, ferramenta do Estado criada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Este cadastro é o primeiro passo para traçar o verdadeiro perfil da atividade, identificando as potencialidades regionais, explicou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Para efetivar o cadastramento, durante o evento, pescadores e marisqueiras de Valença e região devem se dirigir à Praça da República com RG, CPF, RGP, comprovante de residência e o Número de Inscrição Social (NIS).

Ainda na abertura do festival, a Bahia Pesca anunciou outros importantes projetos, entre eles a revitalização da fábrica de gelo e da unidade de beneficiamento de pescado da Colônia Z-15. Outro ato muito comemorado pelos pescadores presentes ao evento foi a dinamização do Programa de Subvenção do Óleo Diesel, junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que vai facilitar a oferta deste insumo para o desenvolvimento da atividade, com uma economia de até 40% na saída das embarcações.