Neste final de semana que antecede às comemorações natalinas, e que também marca o início do verão, as condições do tempo em grande parte da Bahia continuam sendo influenciadas por instabilidades atmosféricas associadas à Zona de Convergência de Umidade (ZCAS), o que mantém o céu encoberto e chuvoso na maior parte do estado. Com isso, nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste, Recôncavo e Sul onde esse sistema atua com mais intensidade, ainda são esperados os maiores índices de precipitação.

A chegada do verão tem como uma de suas características a elevação das temperaturas em todo o estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 33°C. Mesmo assim, temperaturas mais amenas, com valores variando entre 17°C e 19°C, também são esperadas para algumas localidades das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Em Salvador e região metropolitana, as condições do tempo para este final de semana serão de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 24°C e máximas de 31°C.

Entre os dias 23 e 25, o tempo já deverá apresentar mudanças se comparado com o que vem ocorrendo nestas últimas semanas. Isso se deve a massa de ar quente e seco que começa a ganhar força, reduzindo a nebulosidade e as chuvas, principalmente nas regiões Norte, Nordeste, Recôncavo e parte da Chapada Diamantina. Por outro lado, a umidade vinda da região Amazônica continua mantendo o céu encoberto e chuvoso nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul.

Para Salvador e região metropolitana, esses dias festivos serão de temperaturas altas e de céu com poucas nuvens. As temperaturas deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C.

Maré

Entre os dias 20 (sexta-feira) e 22 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno de 05h30 e das 17h30, com valores variando de 1,7 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 11h30 e das 23h30, com valores variando de 0,3 a 0,6 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

Na estação do verão há elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta como pode ser vista na previsão dos IUV’s para o período de 20 (sexta-feira) a 22 (domingo), quando deverão variar de 13 a 14. Estes índices, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), são classificados na categoria Extrema. Assim, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos são maiores.

mapa