Vivendo há nove meses na UTI Pediátrica do Hospital Estadual da Criança (HEC), a dona de casa Raimunda Pereira, moradora do bairro Conceição I, em Feira de Santana, realizou um sonho nesta quarta-feira (11): voltar para casa com a filha Monalisa Santos, de 6 anos, a tempo de comemorar o Natal com a família reunida.

A criança sofreu uma broncoaspiração, seguida de parada respiratória ao engasgar com alimento, em março, e esteve internada no HEC desde então. Acompanhada pela mãe e pela irmã, Elaine, que estiveram sempre presentes durante todo período do tratamento, a paciente recebeu o carinho de toda a equipe do hospital. ”Estou preparada para cuidar dela e muito feliz por este presente, que é voltar para casa com minha filha”, disse a mãe, Raimunda Pereira.

Festa

A volta de Monalisa para casa mobilizou todos os setores do hospital e a festa de despedida ficou por conta do grupo teatral Terapeutas do Riso, que levou muita alegria à pequena. A arte dos palhaços dos Terapeutas do Riso é referência em praticas de humanização na assistência à saúde.

Em casa, Monalisa será assistida por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde. Todo o suporte respiratório que a paciente necessita foi fornecido pelo programa de oxigenoterapia, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o suporte hospitalar é fornecido pelo HEC, com atendimento ambulatorial e de urgência/emergência.

Desospitalização

Desde março, cinco pacientes crônicos participaram do programa de desospitalização do HEC, que visa humanizar o tratamento de crianças que necessitam de internação prolongada, capacitando os responsáveis para os cuidados domiciliares. Ainda temos sete pacientes internados aguardando a volta para casa, que ocorrerá até o primeiro semestre de 2014, explica coordenador das UTIs Pediátricas, Sandro Nunes.

De acordo com a gerente de enfermagem da UTI Ped, Paula Ribeiro, mesmo com um período de internação menor do que outras crianças internas na unidade, a família de Monalisa conseguiu adaptar a residência para recebê-la. “A nossa maior satisfação é ver o cuidado e dedicação dos familiares para o bem estar dessas crianças”, ressalta a enfermeira.