Até a próxima sexta-feira (13) a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza a semana de atividades pedagógicas para mais 180 médicos cubanos, que irão atuar na Atenção Básica de municípios baianos selecionados pelo programa Mais Médicos. O evento, que foi iniciado na manhã desta segunda-feira (9) no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, reúne os profissionais que desembarcaram em Salvador no último final de semana (7 e 8).

As características epidemiológicas do estado estão entre as informações que serão repassadas aos profissionais. Na abertura do evento, o representante do Ministério da Saúde, Alexandre Vieira, informou ser esta uma etapa fundamental, em que [os médicos] irão conhecer mais sobre a Bahia e os municípios onde atuarão. A expectativa é que 61 cidades do estado recebam os médicos.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, foi representado pela superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais), Gisélia Santana. Ela reiterou aos médicos formados em Cuba que o programa federal foi criado para suprir a demanda de profissionais em localidades com pouca ou nenhuma assistência médica. É na Atenção Básica, onde vocês atuarão, que deve ser a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência que vocês têm vai contribuir muito.

Solidariedade às vítimas de temporal

O assessor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Luis Wong, iniciou sua fala manifestando solidariedade às vítimas do temporal ocorrido, no último domingo (8), no município de Lajedinho, localizado na região da Chapada Diamantina e que, até o momento, deixou 11 mortos e seis desaparecidos.

Aos compatriotas, ele perguntou quem estaria disposto a ajudar a população de Lajedinho, se forem convocados. Numa demonstração solidária, os 180 profissionais cubanos ergueram as mãos. Onde quer que tenha um ser humano precisando da ajuda de nossos profissionais, eles [os médicos] lá estarão, disse Wong.

Na próxima sexta-feira, às 9h, os gestores municipais (prefeitos, secretários de saúde ou representantes) também estarão participando das atividades no Fiesta Bahia Hotel. Eles irão conhecer os médicos e encaminhá-los às cidades onde irão trabalhar.