O planejamento de segurança para os grandes eventos esportivos em Salvador e o sucesso do policiamento durante o Carnaval de rua da capital baiana foram os principais assuntos discutidos no encontro, realizado nesta terça-feira (3), entre o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e o coordenador-geral da Segurança das Olimpíadas de Londres 2012, Chris Allison. A reunião ocorreu na sede da SSP, no Centro Administrativo (CAB).

Na ocasião, o secretário explicou porque a Bahia ficou em primeiro lugar no quesito segurança durante a Copa das Confederações, em junho deste ano. Antes de construirmos o planejamento para os três grandes eventos programados para Salvador (Copa das Confederações, em 2013, o Sorteio dos Grupos e a Copa do Mundo [da Fifa Brasil] 2014), viajamos com uma equipe do Ministério da Justiça para alguns países da Europa e Estados Unidos com o objetivo de aprender como eles planejam a segurança para grandes eventos.

Ele esclareceu que parte do êxito durante a Copa das Confederações se deve também à experiência baiana no período da folia. Fazemos o policiamento no Carnaval de Salvador, [que reuniu] cerca de dois milhões de pessoas diariamente nas ruas. Sabemos o que é necessário e somamos, ao nosso conhecimento, experiências bem sucedidas e novas tecnologias empregadas nas maiores cidades do mundo, disse o secretário.

Estruturas semelhantes

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, também citado, foi moldado levando em consideração os formatos de estruturas semelhantes utilizadas por polícias europeias e norte-americanas. Operamos em sintonia com o centro nacional, unificando as ações, informou Maurício Barbosa.

Chris Allison parabenizou a polícia baiana pelo sucesso na Copa das Confederações e se colocou à disposição para compartilhar experiências de segurança colocadas em prática durante os jogos olímpicos. Queremos transmitir o que deu certo em Londres, disse.

Ele acrescentou que deseja conhecer o modelo de policiamento utilizado no Carnaval de Salvador para que possa reproduzir na festa em Notting Hill, distrito de Londres, com grande concentração popular. No final do encontro, o secretário Maurício Barbosa fez o convite para que uma equipe inglesa acompanhe o trabalho da polícia baiana durante o Carnaval de 2014.