Com capacidade para realizar mais de 4 mil atendimentos mensais, a nova unidade compacta do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão foi inaugurada quarta-feira (18), em Guarajuba, Litoral Norte da Bahia. A unidade, que funciona no Guarajuba Shopping, situado no quilômetro 42,5 da Rodovia BA 099, iniciou suas atividades nesta quinta-feira (19) e passa a ser opção no acesso à documentação básica para uma população de mais de 150 mil pessoas moradoras do município de Camaçari e demais localidade situadas ao longo da costa norte.

"O Ponto Cidadão ampliou a presença territorial do SAC, atendendo às linhas diretivas demandadas pelo governador, que são a inclusão social, humanização dos serviços e qualidade de atendimento. Esta unidade vai prestar um serviço de alta relevância social, pois vai ofertar serviços a uma população carente, que terá a possibilidade de ter a sua documentação básica e acesso a oportunidade de emprego", declarou o secretário da Administração em exercício, Edelvino Góes.

A unidade de atendimento em Guarajuba vai ofertar diariamente 150 senhas para a emissão da carteira de identidade, além de documentos como CPF, certidão negativa de antecedentes criminais e carteira de trabalho, além dos serviços de seguro desemprego e intermediação de mão de obra e atendimento para a Previdência Estadual. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Esta é a 46ª unidade fixa de atendimento inaugurada pelo SAC e a 15ª do SAC compacto, o Ponto Cidadão. De 2007 até hoje, a rede foi ampliada em 78%. Os serviços são oferecidos em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Secretaria da Receita Federal.

Maria da Paixão Ribeiro, moradora de Barra do Pojuca há 23 anos, comemora a chegada do Ponto Cidadão em Guarajuba. "A gente teria de ir a outras cidades para tirar o documento, viajando por uma hora. Aqui não, é mais próximo, apenas cinco minutos. Ajudou muito a comunidade", declarou. Ela foi a primeira pessoa a ser atendida na unidade, com a emissão do documento de identidade do filho Emanuel.

Residente em Monte Gordo, a assistente social Vanessa Costa compartilha da mesma opinião. "Aqui nos sentimos muita dificuldade com relação ao transporte. O Ponto Cidadão vai beneficiar não só os moradores que são da orla, mas também de outros municípios, como Mata de São João, Imbassaí e Porto de Sauípe, que têm de se deslocar para regiões mais distantes, como Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. Acho que é importante não só para o municípios, mas também  para o desenvolvimento da região", avaliou.

Ponto Cidadão 

Criado em 2007 pela atual gestão estadual, o Ponto Cidadão tem a finalidade de atender municípios de pequeno e médio porte ainda não cobertos pela Rede SAC. Esta tecnologia de atendimento tem por objetivo a inclusão territorial, com a oferta de documentação básica dos cidadãos em diferentes regiões do estado. A Rede SAC já registra mais de 100 mil atendimentos realizados pelo Ponto Cidadão.

A iniciativa integra o projeto de ampliação do SAC. Em 2006, a Bahia contava com 25 postos, sendo 11 na capital e região metropolitana e 14 em municípios do interior, além de duas unidades móveis.

Atualmente, são 31 postos, 14 na capital e região metropolitana e 17 no interior, além de três unidades móveis de atendimento e agora 15 Pontos Cidadão, além do SAC Servidor, totalizando 49 unidades de atendimento da rede, que tem por prioridade estender a oferta de serviços para cidades mais distantes da capital e se pautando por novas diretrizes de inclusão social, isonomia no atendimento e evolução na qualidade dos serviços prestados.