Com capacidade para realizar mais de 4 mil atendimentos/mês, a nova unidade compacta do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) inaugurada em Guarajuba, no Litoral Norte, iniciou nesta quinta-feira (19) suas atividades ao público. A unidade funciona no Guarajuba Shopping, situado no quilômetro 42,5 da Rodovia BA 099 e passa a ser opção para o acesso à documentação básica para uma população de mais de 150 mil pessoas moradoras do município de Camaçari e demais localidade situadas ao longo da costa norte.

O Ponto Cidadão de Guarajuba vai ofertar diariamente 150 senhas de atendimento para a emissão da carteira de identidade, além de documentos como CPF, certidão negativa de antecedentes criminais e carteira de trabalho, além dos serviços de seguro desemprego e intermediação de mão de obra e atendimento para a Previdência Estadual.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Esta é a 46ª unidade fixa de atendimento inaugurada pelo SAC e a 15ª do SAC compacto – Ponto Cidadão. De 2007 até hoje, a rede foi ampliada em 78%. Os serviços são oferecidos em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Secretaria da Receita Federal.

Criado em 2007 pela atual gestão estadual, o Ponto Cidadão tem a finalidade de atender municípios de pequeno e médio porte ainda não cobertos pela Rede SAC. Esta tecnologia de atendimento tem por objetivo a inclusão territorial, com a oferta de documentação básica dos cidadãos em diferentes regiões do estado. A Rede SAC já registra mais de 100 mil atendimentos realizados pelo Ponto Cidadão.

A iniciativa integra o projeto de ampliação do SAC. Em 2006, a Bahia contava com 25 postos, sendo 11 na capital e região metropolitana e 14 em municípios do interior, além de duas unidades móveis. Atualmente, são 30 postos, 14 na capital e região metropolitana e 17 no interior, além de três unidades móveis de atendimento e agora 15 Pontos Cidadão, além do SAC Servidor, totalizando 50 unidades de atendimento da rede, que tem por prioridade estender a oferta de serviços para cidades mais distantes da capital e se pautando por novas diretrizes de inclusão social, isonomia no atendimento e evolução na qualidade dos serviços prestados.