A população baiana passa a contar com três micro-ônibus completamente equipados para os atendimentos do Procon/BA, entregues nesta sexta-feira (13), na Praça Tomé de Souza, no Centro Antigo de Salvador. Representantes dos governos estadual e municipal, parceiros na iniciativa, fizeram a entrega dos equipamentos, que começaram a funcionar imediatamente, logo após a solenidade.

O atendimento, iniciado no mesmo dia, será realizado na capital, nas quintas e sextas-feiras, e, no interior do estado, de segunda a quarta-feira. A ação faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A cozinheira Cornélia Souza foi uma das primeiras a serem atendidas, logo após a entrega dos veículos. “Melhora muito porque, às vezes, a gente não tem como se locomover. Tendo o carro nos bairros, nós podemos fazer nossa queixa. É como está escrito, teremos mais cidadania. Eu moro em São Cristóvão, vim ao centro resolver alguns assuntos e já posso fazer minha consulta sem gastar dinheiro de passagem e sem perder tempo”.

Busca ativa

Para o secretário da Justiça, Almiro Sena, a defesa do consumidor é uma questão de justiça e cidadania. “O Procon Móvel é um órgão itinerante, com quatro atendentes e quatro gabinetes, que vai prestar um serviço digno à população. Cada um dos três ônibus deve realizar cerca de cem atendimentos diários. A grande vantagem é que vai onde a pessoa está. Ter um órgão com mobilidade, que faz a busca ativa, é muito importante”.

O superintendente do Procon, Ricardo Maurício, explicou que foram priorizados os bairros carentes, que fazem parte do programa Pacto pela Vida. “Qualquer pessoa pode ser atendida, gratuitamente. É preciso apenas apresentar os documentos pessoais e um comprovante da operação econômica realizada como recibo ou cupom fiscal. Além do atendimento, nós iremos realizar palestras educativas, distribuição de códigos, democratizando o acesso à Justiça”.

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Isso vai ajudar a fazer com que os empresários, comerciantes principalmente, saibam que têm que cumprir regras e respeitar os direitos que assistem ao consumidor. Então, o Procon Móvel é uma iniciativa extraordinária, que conta com o nosso apoio para que este seja um programa de sucesso nos bairros da cidade”.

Programação

Estão previstas, inicialmente, visitas do Procon Móvel às seguintes localidades, nos dias 19 e 20 deste mês, no Caminho das Árvores, em frente ao Shopping Iguatemi;

Em janeiro, entre os dias 9 e 10, no Rio Vermelho, em frente ao Largo da Mariquita. Dias 16 e 17, em Cajazeiras XI, na Praça Municipal. Dias 23 e 24, no Largo do Bonfim. Dias 30 e 31, na Base Comunitária no bairro do Calabar.

Em fevereiro, nos dias 6 e 7, no bairro da Boca do Rio, na Praça da Orla. Nos dias 13 e 14, em Matatu de Brotas, no Largo da Santa Rita. Dias 20 a 22, na Base Comunitária de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

Em março, nos dias 6 e 7 no bairro de Ondina, na Praça de Ondina. Nos dias 13 e 14, em São Caetano, na base comunitária. Nos dias 20 e 21, no Largo da Sereia em Itapuã. Nos dias 27 e 28, no bairro de Castelo Branco, na Praça em frente ao Mercado Todo Dia.