A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou nesta sexta-feira (13), com música, dança e uma palestra sobre orientação para o trabalho, a aula de integração de 230 jovens do Programa Trilha, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, nos Barris, em Salvador.

A chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, ressaltou a importância e o diferencial da qualificação profissional, salientando que o Trilha “é uma janela que se abre e amplia as oportunidades para os jovens baianos”, que segundo a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho do órgão, Maria Thereza Andrade, estão realizando cursos nas áreas que mais empregam em Salvador – serviço e comércio.

A entidade executora do programa é Instituto de Projetos e Gerenciamentos (INPG) e os jovens se capacitam em operador de telemarketing, técnica de vendas, operador de caixa, instalador e reparador de redes de computadores e recepcionista de hotel com noções de inglês.

Os cursos são gratuitos e Trilha beneficia jovens entre 16 e 29 anos, sem emprego e em situação de risco social. Ao final do curso, eles recebem uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 400.

Além de Salvador, o programa atende, com diferentes cursos, jovens nos municípios de Alagoinhas, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Camaçari, Itaparica, Mata de São João, Cruz das Almas, Saubara, Nazaré, Muritiba, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Feira de Santana.